contato@ghtransporte.com.br | +55 47 3045-1700

Desafios logísticos: quais são eles e como vencê-los?

A logística e transporte são fatores fundamentais para o sucesso de um negócio, seja ele B2B ou B2C. Falhas decorrentes de mau planejamento ou descuido com pontos importantes de todo o processo podem custar a perda de clientes e dificuldades para a imagem de uma empresa.

Porém, não é tão simples assim ter os setores de logística e transporte funcionando com excelência. São diversos os desafios que se apresentam no cenário brasileiro, entre eles furtos, avarias, dificuldade de mensurar o desempenho, custos com pedágios e combustível, além, é claro, da preocupação ambiental que deve estar sempre presente em qualquer operação.

Hoje trazemos alguns dos principais pontos que, quando bem executados, podem transformar o desafio em sucesso. Confira!

 

1. Redução de custos com uso de tecnologia

É fato que combustíveis tem seu preço bastante variável no Brasil, assim como pedágios. Esses, entre outros custos, pesam na hora de fechar a conta. Porém, esse cenário pode ser modificado através de estratégias para aumentar a eficiência operacional.

Hoje em dia, existem diversas ferramentas inteligentes, processos de automação, além da própria tecnologia embarcada nos caminhões, que pode mensurar e trazer insights de como melhorar o fluxo, criando novas rotas, por exemplo, e formas mais produtivas de realizar o trabalho. Na GH Transporte e Logística, por exemplo, tecnologia de ponta é prioridade nos caminhões, o que traz maior controle e facilidade para tomar decisões.

 

2. Segurança redobrada

A segurança é essencial em vários aspectos da rotina de logística e transportes. Ela parte desde a segurança dos colaboradores dentro de um armazém, assim como dos produtos com vigilância 24h, e vai até os motoristas, o caminhão e a carga. 

É preciso ter ciência das melhores e menos perigosas rotas pelo país, preparando colaboradores para o manuseio correto dos produtos e motoristas para a direção segura e consciente. Os seguros de carga também entram nesse tópico, igualmente o uso de rastreadores nos veículos.

Com uma segurança completa, pode-se diminuir em muito a ocorrência de avarias, atrasos, acidentes, roubos e tudo o mais que vem representar prejuízo para a empresa e problemas junto aos clientes.

Leia também: Como funciona o seguro de cargas?

 

3. Cadeia de abastecimento sincronizada

Como falamos antes, a tecnologia pode ser uma grande aliada na melhoria dos processos em logística e transportes. E uma das formas de realizar isso é, através de sistemas inteligentes, integrar todos os atores desse cenário: indústria, distribuição e varejo.

Através dos dados coletados em cada parte da operação, é possível compreender de forma mais clara quais os pontos positivos e as deficiências de cada setor, agindo de maneira a otimizar a movimentação das mercadorias.

A consequência disso é um melhor gerenciamento de estoque, o que consequentemente traz redução de custos por evitar o desperdício ou excesso de produtos. Os próprios clientes da empresa de transporte e logística podem ser positivamente impactados percebendo a maior precisão e agilidade dos serviços.

 

4. Atendimento ao cliente

Um dos pontos em que muitas empresas pecam é o atendimento ao cliente. É preciso entender que sem clientes não há empresa. Então, o foco no atendimento deve ser realizado trazendo novas e melhoradas técnicas de realizar esse trabalho. 

O óbvio, que é entregar as cargas no prazo e com segurança, precisa ser feito sempre e isso já traz a satisfação do cliente. Mas aquilo pelo qual ele não espera, que é um tratamento personalizado e realizado com cuidado, pode melhorar em muito a relação e a troca de informações, o que otimiza os próprios serviços prestados ao cliente.

 

5. Responsabilidade Socioambiental

Por último, mas não menos importante, gostaríamos de destacar a necessidade urgente de empresas de transporte e logística se tornarem ecologicamente corretas e responsáveis no nos âmbitos social e ambiental. A nossa atividade gera incontáveis danos tanto ao meio ambiente quanto à sociedade. E precisamos nos tornar cada vez mais responsáveis por isso, realizando ações que diminuam o impacto de nosso ofício. 

 

Aqui na GH Transporte realizamos diversas ações para estarmos em sincronicidade com essas causas. Somos membros do Programa Logística Verde Brasil (PLVB), que busca reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa, em particular o dióxido de carbono (CO2), dos poluentes atmosféricos e também melhorar a eficiência logística e do transporte de carga no Brasil.

Também somos certificados pelo ISO 14001 de Gestão Ambiental, sendo que toda equipe, desde diretores até colaboradores, agem de acordo com valores sustentáveis e políticas ambientais implantadas na empresa. Essas são só algumas das diversas ações que realizamos pela preservação do meio ambiente e compromisso com a sociedade. Quer saber mais? Entre em contato com a GH: www.ghtransporte.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado