contato@ghtransporte.com.br | +55 47 3045-1700

Outubro Rosa: como ajudar uma pessoa com câncer de mama?

Não é fácil receber um diagnóstico de câncer, por isso é importante ter o apoio de familiares e amigos próximos para enfrentar esse momento. Porém, é comum que essas pessoas, que são próximas, não saibam como exatamente dar esse suporte.  

Vale lembrar que cada paciente possui emoções diferentes e lida com as situações de maneira específica. Veja a seguir algumas formas de oferecer conforto e apoio para essas pessoas. 

 

Esteja presente

Uma das melhores formas de ajudar uma pessoa com câncer de mama é estar presente e, acima de tudo, saber ouvir. Em um momento como esse, as pacientes buscam apoio e também gostam de ter com quem conversar, visto que, lidar com um diagnóstico de câncer é complicado e, às vezes, doloroso. 

Esteja sempre disponível para dialogar e entender o lado da paciente. Quando for necessário, dê espaço a ela e respeite suas emoções. 

 

Não fale apenas sobre doença

Ao falar com um paciente diagnosticado com câncer, não pense que ela irá conversar sobre a doença o tempo todo. Pelo contrário, esteja sempre aberto para bater um papo sobre os mais variados assuntos, pois só assim ela conseguirá se distrair e pensar outra coisas além da doença.

Converse sobre assuntos variados e interesses comuns como músicas, filmes, livros e séries. Se for necessário, leve-a para dar uma volta e conversarem em um ambiente diferente.

 

Busque mais informações sobre o diagnóstico

Entender o lado da paciente também envolve buscar informações e aprender mais sobre o câncer e seu diagnóstico. Pesquise sobre as particularidades da doença, pois conhecer os detalhes pode auxiliar ainda mais na hora de ajudar em situações específicas ou até mesmo em emergências. 

 

Saiba o que evitar

Para evitar complicações na vida da paciente, esteja ciente que suas ações também podem impactar negativamente. Por isso, evite comparar situações de diferentes pessoas ou generalizar sobre as chances de recuperação. Tente não mostrar falso otimismo e esperança, é tudo o que ela menos precisa nesse momento delicado. E, por fim, evite impor sua opinião a respeitos dos tratamentos e cuidados, deixe que os médicos e responsáveis cuidem dessa parte do processo. 

 

A GH Transporte encoraja todas as mulheres a estarem com seus exames em dia, pois com um diagnóstico feito no estágio inicial da doença, as chances de cura são de até 95%. Se você alguma paciente com câncer de mama, dê o apoio necessário e esteja ao lado dela em todos os momentos. 

Para apoiar a campanha do Outubro Rosa, a GH possui um caminhão cor de rosa, que ajuda a conscientizar ainda mais a população a respeito da doença. Juntos, somos mais fortes!

 

Fonte: Instituto Oncoguia, WeCancer, WeCancer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado