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Como foi a experiência da GH com o caminhão Scania movido a GNV?

Um dos principais focos da GH Transporte é a preservação do meio ambiente. Isso é visível ao perceber a quantidade de ações que realizam dentro e fora da empresa (leia tudo aqui), assim como as diversas certificações da área ambiental assim como parceria com a ONG Eco Local Brasil e parceria com o Programa Pellet Zero – OCS️ Blue.

E dando continuidade à busca pela preservação do meio ambiente, a GH Transporte realizou durante outubro de 2020 diversos testes com um caminhão Scania R410 6×2 movido apenas a combustível GNV, sendo a primeira empresa de Santa Catarina a realizar os testes.

O combustível GNV tem baixa emissão de poluentes, com redução de 15% na emissão de CO2 se comparado ao diesel, o que ajuda na diminuição do impacto de nossas atividades tanto na sociedade quanto na natureza.

Confira a seguir entrevista completa com João Pedro Mattos, Diretor Administrativo e Financeiro da GH Transporte e Logística, onde ele conta detalhes sobre essa experiência.

 

1. Como surgiu a oportunidade de testar o caminhão Scania a gás?

Somos parceiros Scania e do grupo Mevepi há mais de 8 anos, desde a compra do nosso primeiro veículo. Eles, sabendo que nós temos este compromisso de criar uma logística sustentável e temos uma ótima gestão sobre a condução econômica de veículos, nos procuraram para fazer o primeiro teste com esse veículo na região sul.

 

2. Quais as principais particularidades ou especificações do veículo que geram impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para o serviço de transportes?

O veículo é movido a GNV, combustível menos poluente que o tradicional Diesel utilizado na maioria dos caminhões. O GNV emite menos gases de efeito estufa e a utilização dele reduz em 15% as emissões.

 

3. Quais as principais diferenças que vocês sentiram em relação ao caminhão à GNV e outros a diesel?

Esse é o fator: não é diferente na condução do veículo. A entrega de potência no veículo movimentado a GNV é equivalente ao diesel. O maior desafio está na rede de abastecimento de veículos de grande porte movido a GNV. Por ser novidade, os postos ainda não estão preparados e a rede de distribuição é um pouco limitada. Portanto, exige uma previsibilidade e um planejamento de rotas que o diesel dispensa.

 

4. Como foi o rendimento do caminhão a gás?

O veículo se comportou dentro do esperado. O Sr. Gilmar, motorista responsável por conduzir o veículo, atingiu as melhores notas já registradas na condução desse veículo teste em operações logísticas reais, ou seja, com um motorista capacitado e um equipamento de ponta como o Scania, o rendimento sempre surpreende. O principal fator é a redução de emissões de gases de efeito estufa.

 

 

5. Quais as principais vantagens e diferenciais do motor a gás?

O veículo movido a GNV possui vantagens com relação à emissão de poluentes, e pensando no longo prazo, pode possibilitar uma operação com custo menor, pois a distribuição e produção de gás no Brasil possui um custo menor do que o diesel. Quanto à potência, o motor entrega torque e capacidade de tração equivalentes ao mesmo veículo movido a diesel.

 

6. Quais foram as principais percepções que vocês tiveram sobre o caminhão à GNV?

O veículo atrai olhares e é um marco para quem busca alternativas sustentáveis para o transporte rodoviário de cargas, que já possui diversos desafios, dentre eles ser mais “verde”. Nossa percepção é que ele vem marcar um novo tempo no transporte brasileiro, provando que um novo tempo vem, e vem rápido.

 

7. Como a GH se sentiu com essa experiência sendo a 1ª transportadora de Santa Catarina a fazer estes testes?

Sempre que caminhamos em direção à construção da nossa missão, nos aproximado da nossa visão e, aplicando nossos valores, nos sentimos realizados. 

É nossa missão ser o melhor caminho para suas conquistas, e ser reconhecido como a melhor solução logística para nossos clientes, dentre isso, inovar está em nosso DNA e ser pioneiro é desafiador, mas muito gratificante. Somos gratos ao Grupo Mevepi e Scania Brasil pela oportunidade.

 

8. Quais são os planos futuros da GH envolvendo este caminhão? Será incorporado à frota?

Após a conclusão do teste, faremos o levantamento do desempenho efetivo do veículo, então avaliamos o custo benefício e viabilidade de termos um veículo desse incorporado na frota.

 

9. E, além disso, quais são os planejamentos para a área ambiental da empresa?

Desde 2018, nós temos implementado diversas boas práticas visando otimizar recursos ambientais na prestação de serviços logísticos. Nossos veículos possuem equipamentos que melhoram a aerodinâmica e isso se tornou padrão na frota. 

Os pneus utilizados são de baixa resistência ao rolamento, os motoristas passam por treinamentos, aliamos tecnologia para ajudar os motoristas a extraírem o melhor resultado dos veículos, aumento da capacidade de carga da frota, visando otimização dos veículos, redução de km rodando vazio, dentre outras ações.

Além disso, em nossa nova unidade toda a energia elétrica será gerada por placas solares e teremos uma área de recuperação com plantação de mudas nativas. Todo plástico gerado atualmente será destinado à produção de brinquedos que são doados para ações sociais na região.

1 comentário

    • Sandro Sabino em 26 de novembro de 2020 às 21:45

    Responder

    Empresa TOP sempre inovando e se tornado cada vez mais sustentável.

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